domingo, 3 de maio de 2009

Quintão de Quintana

Pequenas atribuições anedóticas:

"Se aparecer alguma coisa psicografada por mim, não fui eu quem psicografou"

"O fantasma é um exibicionista póstumo"

"Um dia, por dever de ofício, fui a um desses concursos de robustez infantil. Havia cada mãezinha..."

"O que há de mais admirável nas democracias é a facilidade com que qualquer pessoa pode passar da crônica policial para a crônica social"

Sobre os cuidados medicamentosos "A eternidade me dá um cansaço"

Convidado a um encontro, por e com Manuel bandeira: "Mas você não imagina como sou chato no intervalo dos poemas"

"Sempre acordo meio burro"

"Uma boa causa jamais salvou um mau poeta"

"Os poetas de agora não são filiados a escola nenhuma, e isso vem da falta de cultura deles. A compensação está justamente aí: não se filiam a ninguém e metem as caras. Como não embarcam na mesma canoa, não correm o risco de naufragarem todos ao mesmo tempo..."

"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada a ver com isso"

"Autodidata: ignorante por conta própria"

Espelho Mágico:

Dos milagres

"O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloquência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
O milagre é acreditarem nisso tudo"

Da felicidade
"Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura,
Tendo-os na ponta do nariz"

Do amoroso esquecimento
"Eu, agora - Que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?"

Da experiência
"A experiência de nada serve à gente.
É um médico tardio, distraído:
Põe-se a forjar receitas quando o doente
Já está perdido..."


Alma errada

Há coisas que a minha alma,já mortificada, não admite:
assistir novelas de TV
ouvir música Pop
um filme apenas de corridas de automóvel
uma corrida de automóvel num filme
um livro de páginas ligadas
porque, sendo bom, a gente abre sofregamente a dedo:
espátulas não há…e quem é que hoje faz questão de virgindades…
E quando minha alma estraçalhada a todo instante pelos telefones
fugir desesperada
me deixará aqui,
ouvindo o que todos ouvem, bebendo o que todos bebem,
comendo o que todos comem.
A estes, a falta de alma não incomoda. (Desconfio até que minha pobre alma fora destinada ao habitante de outro mundo).
E ligarei o rádio a todo o volume,
gritarei como um possesso nas partidas de futebol,
seguirei, irresistivelmente,o desfilar das grandes paradas do Exército.
E apenas sentirei, uma vez que outra,
a vaga nostalgia de não sei que mundo perdido…


INVITATION AU VOYAGE

Se cada um de vós, ó vós outros da televisão
- vós que viajais inertes
como defuntos num caixão –
se cada um de vós abrisse um livro de poemas…
faria uma verdadeira viagem…
Num livro de poemas se descobre de tudo,
de tudo mesmo!
- Inclusive o amor e outras novidades.

O MORTO

Eu estava dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco...
E quando eu começava a compreendê-lo
Um pouco,
Já eram horas de dormir de novo!

Mario Quintana

Nenhum comentário: